MOEMA

MOEMA
PAPIRUS DO EGITO

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A APLAC - SUA FUNDAÇÃO

*Aymoré Alvim, Cadeira nº 04

A fundação da APLAC ocorreu, em 23 de novembro de 2005.  Em meado de 2004, começou a se formar o grupo que a idealizou: Moema, Jurandy, Aymoré, José Agnaldo e Antônio Trindade.
            Inicialmente, a tarefa foi dar corpo a uma Academia que fugisse um pouco do modelo francês para que tivesse entre seus objetivos contribuir para a promoção cultural do povo de Pinheiro e para o seu desenvolvimento intelectual.
            O sonho sonhado por aquele grupo de pinheirenses e amigos de Pinheiro, em 1920, continuava, ainda, a produzir seus efeitos, 85 anos após o início do Movimento Cultural que revolucionou o ambiente da cidade. A vaga formada, à época, em um mar encapelado por questiúnculas políticas à falta de opções mais nobres a que se dedicar, se desdobrou em grandes e pequenas ondas, produzindo seus benéficos efeitos, em um município cuja comunidade experimentava acelerado crescimento.
            Posteriormente, outros pinheirenses convidados foram se integrando ao grupo inicial e trazendo mais idéias à mesa de discussões que iam, pouco a pouco, contribuindo para dar a forma final e definitiva ao projeto idealizado.
            Para patronear as primeiras 33 Cadeiras, de um total de 40, foram indicados escritores, intelectuais e artistas pinheirenses ou que viveram, em Pinheiro, contribuindo para projetá-lo como um centro irradiador de cultura na região. Foram também contemplados empresários e políticos do município ou que nele viveram concorrendo com seu trabalho para o bem-estar da comunidade e dos quais a memória quisemos preservar, numa homenagem aos grandes construtores da base estratégica do seu desenvolvimento econômico.
            A falta de literatos que completassem o preenchimento das Cadeiras nos levou à ampliação da sua área de abrangência, na composição de seu quadro inicial de acadêmicos, com a inclusão de profissionais dos campos das Ciências e das Artes. Estava, assim, definida a composição da nova Academia, que se reflete na denominação que lhe fora atribuída: Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências – APLAC.
            Em fins de outubro de 2005, a Academia estava pronta para iniciar as suas atividades, mas, em homenagem à data de fundação de Pinheiro, somente a 23 de novembro seguinte, a Academia foi criada, em uma sessão constituída pelos membros fundadores. Houve eleição por aclamação da primeira Diretoria para dirigir os destinos da entidade, no biênio 2005 a 2007. Na mesma reunião foi apresentado, pela acadêmica Moema Alvim e aprovado pelos presentes, o logotipo da Academia com o dístico que revela os ideais que moveram o grupo inicial: Accendere ut illuminet. (Acender para iluminar). A instalação solene da APLAC ocorreu, em sessão solene, na noite de 17 de dezembro desse mesmo ano, em Pinheiro.
            No ano seguinte, a Academia passou a ocupar, como sede própria, o antigo prédio da usina elétrica da cidade que fora totalmente reformado pelo prefeito, à época, Dr. Filadelfo Mendes Neto, e inaugurado por ocasião dos festejos comemorativos ao sesquicentenário de elevação do Lugar do Pinheiro à categoria de vila, em 3 de setembro de 1856.

Um comentário:

  1. Mais uma vez, parabéns pelo blog, Moema. Estou acompanhando tudo e gostando de conhecer um pouco da História da APLAC e de Pinheiro.
    Abraço,
    João

    ResponderExcluir