MOEMA

MOEMA
PAPIRUS DO EGITO

sábado, 15 de fevereiro de 2014

OLHA A MANGABA!

Não conheço essa fruta a não ser de nome. Pertence à Família das Apocináceas, a mesma do  velame branco, da alamanda, da tiborna e guatambu. Cientificamente é conhecida  pela nomenclatura Hancoma speciosa e vulgarmente chamada mangaba-ovo. Mangaba se origina do tupi e significa “coisa boa para comer.”
Árvore rústica,  de clima tropical, típica do bioma Caatinga,  ocorre  no Cerrado, litoral do Nordeste. Nativa no Brasil, encontrada também no Paraguai e no Peru. No Brasil é encontrada  desde os tabuleiros costeiros e Baixada, litoral do Nordeste, vegetando espontaneamente. Também na Amazônia e no Pará, principalmente na Ilha de Marajó e na região do Salgado, alto e médio Tapajós,  Maranhão, Alagoas Bahia, Sergipe, Paraiba, Pernambuco e norte de Minas Gerais e São Paulo, onde cresce espontaneamente. Vem sendo cultivada na Zona da Mata Paraibana e do Rio Grande do Norte. Sergipe é o principal produtor, sendo a árvore-símbolo desse Estado, a partir de 20/1/1992, pelo Decreto-Lei  n2 12.723. Não obstante sofre ameaça de sobrevivência, para cortar os troncos na fabricação de caixotes e para lenha.

Hermafrodita frutifica entre 3 e 5 anos após o plantio. A copa é larga e arredondada forma uma sombra à época da florescência e frutificação. Tolera bem a seca e se desenvolve em solos ácidos e pobres em nutrientes. O tronco é tortuoso, com a casca rugosa e áspera. As flores são brancas e perfumadas e aparecem entre os meses de agosto e março, porém não é regra geral, pois a mangaba é encontrada praticamente durante  todo o ano. Os frutos  são pequenos, piriformes ou elipsoides,  com 6cm de comprimento, do tamanho de uma ameixa, muito aromáticos e delicados. São do tipo baga, casca de cor amarelado ou esverdeado com ou sem manchas. Quando maduros adquirem  uma coloração amarelada com pigmentação vermelha. A polpa  é branca, cremosa e leitosa, suculenta  ligeiramente  viscosa e fibrosa com sabor acidulado, mas muito saborosa.  Pesam de  30 a 260g e  apresentam  no interior da polpa duas sementes achatadas e arredondadas.  A fruta completa o amadurecimento  no chão entre 12e 24 h. A safra ocorre em novembro e a colheita é feita geralmente no Dia de Finados.
                 
                                            VALOR ALIMENTÍCIO

Rica em  Vitamina C, possui elevados teores de vit. A, B1, B2. Proteínas fibras e minerais com ferro, cálcio e fósforo. Usado na Culinária  para a preparação de sucos, compotas, geleias, doce em calda, sorvetes, licores, vinhos, xarope e até vinagre.  Dizem que o bolo é delicioso. Geralmente consumida in natura, quando madura e guardada por uns dois dias para completar a sua maturação, sendo de fácil digestibilidade. São muito perecíveis, devendo ser consumidos tão logo completa a maturação. Se consumidas verdes causa intoxicação  e até morte. 100g da polpa fornecem 43 calorias.
                                                   
                                USO EM MEDICINA POPULAR

Vendidas  as  cascas da árvore, usadas no controle da diabetes, colesterol e como vasodilatador, na hipertensão. Também na icterícia e doenças do fígado e do baço. As folhas sob a forma de infusão  são usadas  em gripes, cálculos renais e cólicas menstruais.
     Do tronco e das folhas é extraído um látex – leite de mangaba – com propriedades medicinais, usado no tratamento da tuberculose e na cicatrização de úlceras e da herpis.  O látex também é usado para fazer borracha de cor rosada.
Na II Guerra Mundial  fora empregada na fabricação de artefatos de borracha.

                                      IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

Em muitos povoados do Nordeste, principalmente de Sergipe dá um grande incremento  na renda familiar de milhares de família que se organizam em cooperativas.  São as catadoras de Mangaba que conferiu o prêmio Sebrae de Jornalismo, na Rádio Liberdade de Aracaju à jornalista Juliana Almeida.
Infelizmente a especulação imobiliária, principalmente para construção de hotéis e resorts tem causado grande devastação nas áreas de restingas, ecossistema incrível  onde são encontrados milhares de pés.
                                  
                                         CURIOSIDADES

Pela grande abundância dessa árvore, vários logradouros usam seu nome pelo Brasil afora. No Ceará há um município com o nome de Lavras de Mangabeira, situada em área de cerrado,  em ecótopo com vegetação caducifólia.
Em Belo Horizonte é famoso o Parque das Mangabeiras.
A atriz Ellen Rocha, uma das protagonistas da novela Sangue bom foi cognominada Mulher-Mangaba.
Na MPB é muito conhecida a música Mangaba doce. No Ceará há um personagem querido das populações rurais – O véio mangaba, - suas pastoras e bandas, pastoril criado por Walmir  Chagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário