MOEMA

MOEMA
PAPIRUS DO EGITO

domingo, 16 de março de 2014

VOCÊ JÁ COMEU ABIU?

O abieiro ou abiurana é uma fruteira originária da Região Amazônica e Mata Atlântica, considerada  exótica, da família das Sapotáceas - Lucuna caimito -, com árvores  perenifólias  que medem entre 7 e 24m de  altura, folhas glabras, na extremidade dos galhos que têm 5 a 20cm, folhagem ornamental, verde escura na parte superior e dourado no verso
Inflorescência em fascículos que ficam sobre os ramos finos e as flores são brancas, miúdas, com pétalas perfumadas na cor amarelo-avermelhado e  aparecem diretamente no tronco, nos ramos desnudados, abaixo das folhas.
Nativa da América Central e Antilhas, incluindo Haiti e Cuba. No Brasil, floresce no Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Minas Gerais, no litoral de Pernambuco ao Rio de Janeiro, praticamente do Oiapoque a Santos. Também é encontrada no Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador e Guianas, sob as mais diversas formas: ovais, redondos e alongados, amarelados com estrias verdes no sentido horizontal. Nas proximidades das encostas andinas é encontrado de forma silvestre. Na região do Cerrado encontra-se a espécie Pouteria caimito, ou abiu do Pará cujos frutos apresentam  cor arroxeada. Ambas fornecem sombra e são usadas para arborização.
 O fruto que é encontrado na Amazônia, em estado silvestre, é  denominado  abiu, que deriva do tupí  iba-yu ou au-yu  que significa fruto alongado Recebe vários nomes de acordo  com a região: abiu piloso, curiola, grão de galo, guapeba, cabo de machado, pêssego do mato. Apresenta a casca fina, com coloração amarelo manchado, tendo uma polpa mucilaginosa, doce, muito saborosa, translúcida ou branco-amarelada. As sementes em número de 1 a 4 são lisas e pretas. A frutificação dá-se entre 3 e 5 anos, e cada árvore produz 200 a1000 abius.
                              
                                       VALOR  ALIMENTÍCIO

Rica em betacarotenos ou pró-vitamina A, anticancerígena, melhora a visão e aumenta a imunidade. Também contêm vitaminas do Complexo B (B1, B2, B5) que protegem o organismo contra os metabólicos causados pelas toxinas, sendo úteis em doenças neurológicas e na anemia.
Na sua polpa carnuda, doce com fundo azedo, encontram-se  vitamina C, carboidratos, proteínas, fibras solúveis que reduzem as taxas de colesterol e ajuda a reverter as placas que obstruem as artérias e água. A vit. C aumenta a imunidade contra resfriados, reduz as taxas de colesterol, combate doenças vasculares. Apresenta altos teores de cálcio, essencial para a vida humana por ser o principal componente dos ossos e dentes. Também o fósforo crucial para a contração muscular, condução nervosa e frequência cardíaca
.100 gramas da polpa fornecem 95 calorias. A fruta pode ser consumida in natura, ou na preparação de sucos, sorvetes geleias e em saladas de frutas.
Entre a casca e a polpa há um látex que não deve ser ingerido, podendo ser  usado como cola doméstica. Dos seus caroços extrai-se um óleo aplicado  topicamente como anti-inflamatório e em otite.

                                USO  EM  MEDICINA  POPULAR

Tônico poderoso combate a anemia e a desnutrição; suas frutas agem contra infecções pulmonares, bronquites, asma, em preparações feitas com a polpa cozida. Também usada contra queda de cabelos.  O chá de suas cascas grossas é usado para baixar a febre e  nas disenterias . Dos galhos mais novos extrai-se um látex usado topicamente em verrugas.

                                        OUTROS  EMPREGOS

A copa da árvore é densa e esgalhada, fornece sombra, sendo  usada em projetos paisagísticos. A madeira é densa e boa para construção. É fruteira de quintal e sítios não sendo cultivada com  finalidade comercial.

2 comentários:

  1. Gostaria de sa ber se posso tomar cha das folhas para aumentar a imunidade?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de sa ber se posso tomar cha das folhas para aumentar a imunidade?

    ResponderExcluir