MOEMA

MOEMA
PAPIRUS DO EGITO

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PREFÁCIO DO LIVRO “PINHEIRO EM FOCO” DE AYMORÉ DE CASTRO ALVIM

Moema de Castro Alvim *

Sinto-me bastante lisonjeada pela distinção do convite que me formulou o meu irmão e autor deste livro, para prefaciá-lo.
Fiz-lhe ver, no momento, que tal incumbência estaria mais adequada se confiada a um historiador que, por dever de ofício, poderia fazer uma análise em maior profundidade e emitir um parecer crítico do seu conteúdo.
Pesou no contra-argumento, a decisão, não pelos laços afetivos mas, pelo fato de haver participado, desde os primeiros momentos, da gestação e desenvolvimento do projeto, quando sentávamos minha cunhada Maria Augusta e eu para analisar cada detalhe, expressar-lhe a nossa opinião e auxiliá-lo na revisão de cada página que ia sendo produzida.
Por tudo isso, passei a sentir-me à vontade para emitir o meu juízo de valor sobre o trabalho.
Foi um grande desafio, na medida em que as tarefas passaram a exigir-lhe dedicação e muita persistência. Com tais ferramentas, Aymoré mergulhou nos acervos do Arquivo Público do Estado e da Biblioteca Pública Benedito Leite. Analisava cada documento, fazia apontamentos, xerocópias, tirava fotos. Comparava-os com as informações colhidas em Cidade de Pinheiro e os confrontava com as entrevistas feitas com pessoas que vivenciaram alguns dos eventos que queria registrar n sua obra.
Por fim, eis o trabalho concluído. Abstenho-me de considerá-lo uma tarefa complicada. Trabalhosa, sim. Mas com vontade, determinação e muita dedicação, esmerou-se o autor para nos presentear um conjunto de informações sobre a história de Pinheiro, principalmente nos seus primeiros anos.
Distribuido num encadeamento lógico e sistemático, o seu êxito está em permitir-nos, numa disposição simples e transparente, o conhecimento de fatos que, possivelmente, poderiam estar fadadas ao desaparecimento.
É uma significativa contribuição ao resgate da memória de Pinheiro e do seu povo e que ora é posta à disposição de professores e alunos, bem como de todos os que acreditam que o preservar das informações de gerações passadas é um forte alicerce sobre o qual repousa o êxito das gerações futuras.

* Livreira e membro fundador da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências (APLAC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário