MOEMA

MOEMA
PAPIRUS DO EGITO

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

CRONOLOGIA DOS PRINCIPAIS FATOS ENVOLVENDO A II GUERRA MUNDIAL RM 1942

JANEIRO – Declaração conjunta das Nações Unidas assinada pelas potências aliadas. O Japão ocupa as Filipinas, tomam Kuala Lumpur, invadem as Índias Orientais Holandesas e iniciam o avanço sobre Bataan. Primeiro navio afundado pelos submarinos alemães a leste dos EUA. Realizada no Rio de Janeiro a Conferência Pan-Americana. As forças norte-americanas chegam ao norte da Irlanda. Primeiro ataque aéreo contra Cingapura. Os japoneses atacam  as ilhas de Corregio. Os norte-americanos recuam. Os britânicos encurralam o Africa Korps de Rommel e seus reforços italianos no oeste da Líbia. Começa o genocídio de judeus, comunistas, ciganos e homossexuais.
FEVEREIRO – O Japão invade a Birmânia, Cingapura e Darwin, na Austrália. Cingapura se rende ao Japão.  Organizado em Londres o Conselho do Pacífico e estabelecida em Washington  uma organização conjunta dos Estados-Maiores. Submarinos japoneses canhoteiam a costa da Califórnia e Aruba, nas Antilhas. Russos e chineses anunciam suas primeiras vitórias. Ataque bem sucedido americano em Bataan. Os japoneses invadem Java por três pontos diferentes. Batalha do Mar de Java com a vitória do Japão.
MARÇO – O Japão toma as Ilhas Orientais Holandesas e ocupa a Birmânia. Norte-americanos deixam as Filipinas. A Grã-Bretanha bombardeia subúrbios de Paris. Remessa dos primeiros judeus para Auschwitz. A Inglaterra oferece à Índia, através de Sir Sttaford Crips o status de Domínio. Organizado em Washington o Conselho do Pacífico. O Gal. MacArthur chega à Austrália como comandante do sudoeste do Pacífico.
ABRIL – Os norte-americanos bombardeiam Tóquio, Yokohama, Nagoya e Kobe, ataque conhecido como Doolittle, em retaliação ao ataque de Pearl Harbor em dezembro de 1941. Foram destruídas zonas de armazenamento de petróleo, fábricas e instalações militares. Bataan nas Filipinas se rende ao Japão. Visita a Londres do Gal. Marshall e de Henry Hopkins. O Congresso Indiano rejeita as propostas de Crips. Ataque aéreo britânico contra Trondheim e Kiel. Ataque aéreo alemão contra Norwich e bombardeiam York. Encontro entre Hitler e Mussolini, numa conferência de dois dias em Salzburg.
MAIO – Na primeira semana as duas tropas se encontram com incessantes ondas de caças e aviões de bombardeio. Termina a batalha das Filipinas, iniciada em dezembro do ano anterior. Vitória japonesa e rendição americana. Queda de Corregidor, após assalto japonês que cruzam a fronteira da Birmânia, penetrando na China. Os Aliados perdem Java e Filipinas. A batalha do Mar de Java, no Oceano Índico, foi travada entre Aliados e japoneses que os impediam de invadir as ilhas da Indonésia e outros territórios. Os ingleses desembarcam em Madagascar. Os Aliados sofreram grandes perdas humanas e embarcações. Início de uma batalha de cinco dias no Mar de Coral com a vitória dos Aliados. A Alemanha começa a ofensiva na Crimeia. A Conferência de aviação das Nações Unidas é iniciada em Otawa. Churchill adverte a Alemanha contra o emprego de gases tóxicos.  A Inglaterra e a Rússia assinam uma aliança militar de vinte anos. O Eixo inicia sua ofensiva na Líbia.  Assassínio de Reinhard Heydrich, após atentado à Praga. Os ingleses atacam Colônia com 1000 aviões.
JUNHO – Batalha aeronaval de Midway, atol no Pacífico, entre americanos e japoneses, confronto esse um dos mais importantes da II Guerra, com a vitória dos americanos. As perdas humanas, de caças e embarcações foram inestimáveis. A Tailândia aliou-se aos japoneses  para Início da batalha de quatro dias ao largo das Midways. A BBC adverte os franceses que devem evacuar a costa. A Inglaterra e os Estados Unidos criam a Câmara de Produção e Recursos Combinados. Acordo assinado entre Estados Unidos e Rússia. Aviões americanos aterrissam na Turquia. As forças do Eixo alcançam à costa da Líbia. O exército britânico retira-se da Líbia para Tobruck e para a fronteira do Egito. Churchill chega a Washington. Queda de Tobruck e Bardia.
JULHO – Primeira deportação de judeus dos guetos de Varsóvia para os campos nazistas. Confrontos de alemães e americanos na Holanda. Os alemães arrasam a aldeia tcheca de Levzaky. Alemanha inicia a campanha ofensiva à frente russa, a caminho de Stalingrado. Os britânicos detêm o avanço em El Alamein. Aviões ingleses em ataques diurnos contra Luebeck e Flensburg. Os russos anunciam a posse de várias aldeias russas. A RAF ataca Duessendorf, Saarbruecken, Hamburgo, Duisburg. Os janoneses desembarcam em Gona, na Nova Guiné.
AGOSTO – Entre julho e agosto deram-se as batalhas no Egito, sendo as mais importantes a de El Alemein e a de Alam Halfa, com a vitória dos Aliados. Os alemães bombardeiam Stalingrado,  matando milhares de civis e devastando a força aérea russa. Esse confronto foi considerado um dos mais trágicos de toda a História.  A contra-ofensiva deu-se nas ruas das cidades russas, aniquilando parte do exército nazista. Em termos morais significou o fracasso da invasão da Rússia, pois o sonho de Hitler era expandir suas conquistas a leste dos Montes Urais. Os Aliados bombardeiam Roterdã. Os americanos atacam as forças do Eixo em Guadalcanal, ilhas Salomão. Stalin e Churchill se reúnem em Moscou. Os japoneses haviam ocupado Guadalcanal e a infantaria norte-americana desembarcou na ilha no mês de agosto. A situação começou a mudar em fim d mês quando Rommel atacou as tropas britânicas situadas a oeste de El Alemain. A esquadrilha norte-americana bombardeou parques ferroviários controlados por alemães em Rouen. O comitê do Congresso Indiano vota pela desobediência civil com a prisão de Gandhi e de outros líderes indianos. O Brasil declara guerra à Alemanha e à Itália. Rommel ataca a posição de El-Alamein.
SETEMBRO – Os russos bombardeiam Varsóvia. Os alemães metem uma cunha na defesa em Stalingrado. Os alemães anunciam a anexação de Luxemburgo. Bombardeadores russos atacam Berlim e Budapest. Os ingleses anunciam a ocupação de Madagascar. Os alemães alcançam o Volga a sudoeste de Stalingrado. Ataques japoneses às posições americanas. O governo de Vichy publica a lei do serviço civil obrigatório. Contra-ataques russos a noroeste de Stalingrado. Bombardeadores ingleses atacam Oslo, à luz do dia. Contra-ofensiva aliada na Nova Guiné.
OUTUBRO – Hitler ordena a execução de todos os soldados britânicos capturados. Contra-ofensiva inglesa em El-Alemein. Encontro noturno entre americanos e japoneses ao largo de Guadalcanal. Kiel bombardeada. Nova investida a Stalingrado. Ataques a Lille. Colônia é bombardeada. Batalha naval a longa distância entre forças americanas e alemães nas proximidades da ilha Santa Cruz. Ataque aéreo contra Hanover, Malta, Gênova, Turim e Milão. Operação Torch com rompimento  das defesas eixistas em El Alemein.
NOVEMBRO – Desembarque americano na África do Norte. Os Aliados invadem a África Francesa do Norte e capturam Argel.  Ataques a Gênova, Turim. Encontro das tropas do Eixo e dos Aliados na Tunísia. Armistício na África Francesa do Norte. Os britânicos tomam Tobruck. Alemanha e Itália invadem Vichy. Operação Torch, rompendo as defesas eixistas em El-Alemein. Rommel se retira do Egito. A Rússia contra-ataca em Stalingrado. Os franceses afundam a frota que se encontra em Toulon.
DEZEMBRO  Chegada na Córsega da missão secreta Pearl Harbor através do submarino Casablanca para preparar o desembarque. Os aliados são expulsos de Tebourba. Na Grã-Bretanha o Parlamento é avisado sobre o extermínio de judeus em Auschwitz. Eliminada a cabeça de ponte de Gona. Pesado ataque aéreo contra a França e a Holanda. Bombardeio da Alemanha Ocidental. Bombardeio contra Turim, Nápoles. A Somália francesa adere aos franceses combatentes. Forças britânicas avançam para o interior da Birmânia em direção a Akyab. Darlan é assassinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário