MOEMA

MOEMA
PAPIRUS DO EGITO

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O ANO DE 1942 NO MUNDO

O ano de 1942 foi  bastante singular na história da Humanidade, pois  intermediou o início (1939-45) e o fim da II Guerra Mundial. Nesse ano  ocorreram importantes e decisivas batalhas que penderiam para a consecução da vitória dos Aliados.
Para o Brasil seria o ano da adesão aos Aliados, uma vez que até então muitos brasileiros ainda se mantinham neutros ou simpatizantes do regime nazi-fascista. O presidente Getúlio Vargas relutava em aderir, divulgando serem as agressões à marinha mercante brasileira, ações provocadas pelos Estados Unidos para forçar o Brasil a unir-se aos Aliados.
Esses torpedeamentos foram confirmados mais tarde pelo Almirante Karl Doenitz, chefe da Força dos Submarinos Alemães.
A demora de uma tomada de decisão por parte do Brasil, levou o povo às ruas em manifestações antifascistas. A UNE no dia quatro de julho promoveu,  em São Paulo, uma grande passeata que culminou com um comício na Praça da Sé, denunciando os crimes de guerra e exortando os brasileiros a lutarem ao lado dos Aliados. Nos dias 18 e 19 de julho cinco navios brasileiros foram bombardeados por alemães que usaram esse torpe expediente para amedrontar o Brasil, que vinha até então servindo de base de operações dos EUA. No dia 16 de agosto, nas proximidades de Sergipe e Bahia, o submarino alemão U-507  torpedeou o navio mercante brasileiro Baependi. Diante das frequentes agressões dos submarinos alemães à navegação costeira, culminando com a morte de centenas de civis brasileiros, as manifestações se sucederam no Rio, em agosto, e em várias cidades brasileiras, resultando em depredações de estabelecimentos italianos e alemães. Pressionado por essas manifestações populares, o presidente Getúlio Vargas anunciou, no dia 22 de agosto, repúdio nacional ao nazi-fascismo, tomando a decisão de juntar-se aos Aliados (Estados Unidos, Grã-Bretanha e Rússia) contra os países alinhados ao Eixo (Alemanha, Itália e Japão). A população brasileira recebeu essa notícia com grande entusiasmo e demonstrações de patriotismo. Além do comunicado à população o governo brasileiro enviou uma mensagem à Alemanha e à Itália, informando-os da decisão.
E finalmente no dia 31 de agosto o Brasil declara guerra às nações do Eixo.
                          
                  O  Ano  de  1942  no  Calendário Chinês

Os chineses acreditavam que a sua história estava firmemente relacionada com os céus. Chamavam a Terra de Reino do Meio que representava o Reino do Meio Celeste onde as estrelas nunca se punham. O Imperador ou Filho dos Céus era um mediador entre o céu e a terra  e, graças ao seu astrólogo imperial pelos dias das mudanças das estações, saberia prever e interpretar todos os sinais celestiais. Acreditava-se que se o Imperador cometesse algum erro perderia todos os poderes conferidos pela natureza. Daí ser muito importante que seus conselheiros observassem e calculassem  com a máxima precisão os movimentos dos céus. Os deslizes eram punidos com a decapitação.
Ao invés de se basearem  na elíptica solar como fazem os astrólogos  ocidentais, os chineses observavam as estrelas circumpolares que eram visíveis à noite, o ano inteiro. Diferente do calendário ocidental regido pelo Sol, o calendário chinês se baseava no movimento lunar, o que faz com que o Ano Novo aconteça sempre entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro.
                          
                                1942 – O ANO DO CAVALO
    
De acordo com o Calendário Chinês o ano de 1942 foi regido pelo Cavalo, para os nascidos entre 15/01/42 a 04/12/43. Referido calendário surgiu  com o 3@ herói cultural Huang-ti, o Senhor Amarelo ou Senhor Augusto, tendo sido introduzido em 2.637 a.C. e tem como base as fases da lua e posteriormente o ano lunissolar de 12 meses. É o mais antigo registro cronológico que há na história da humanidade. É como um horóscopo, onde cada ano recebe o nome de um dos animais: galo, cão, porco, rato, búfalo, tigre, gato, dragão serpente, cobra, macaco e cavalo, surgindo o horóscopo chinês, os 12 signos animais ou subdivisões do mundo, remontando há milhares de ano a uma lenda budista.
Conta a lenda que Buda, quando peregrinava pela China, pediu ajuda aos animais para reorganizar o mundo. Tão logo fez seu pedido foi atendido pelo rato, disposto a ajudá-lo. Depois vieram  o boi, o tigre, o galo, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o gato, o cão e o carneiro. Grato pela ajuda recebida, Buda resolveu homenagear cada um, designando para governar cada ano, num período de 12 anos. O coelho que aparecera por último, quando as nomeações já haviam sido feitas, ficou de fora. Ocorreu que enquanto Buda meditava, o rato, o mais prestativo de todos, já que fora o primeiro a oferecer-lhe ajuda, levava-lhe alimento. Enciumado  o gato atacou-o e comeu-o. Para punir-lhe Buda retirou-lhe o ano e deu-o ao coelho.
Ficaram, assim, doze signos que se revezam anualmente conforme o ciclo lunar, cuja duração não é a mesma do horóscopo solar, pois o enquadramento de cada nativo é feito pelo ano do nascimento e não pelo mês. Além disso, a cada período de 12 anos, as características gerais são alteradas, em função do elemento que rege aquele signo. Para completar, cada período de 2horas é governado por outros signos que acrescentam mais algumas características específicas. Quando os animais terminaram suas meritórias tarefas fizeram um juramento solene, perante os budas de que um deles estaria sempre por um dia e uma noite, pregando e convertendo, enquanto os outros ficarim em silêncio.
A esses animais atribuem-se metal, madeira, água, fogo e  terra que são os 5 elementos fundamentais na filosofia oriental e são a composição do universo. O cavalo de fogo rege a cada 60 anos.
O ano de 1942 foi regido por Marte que os gregos e troianos consideravam o deus da guerra, simbolizando brutalidade, agressividade, sangue e elemento de desentendimentos. Sua origem grega foi a Trácia, região belicosa. Marte golpeava ao acaso, causava carnificina, acompanhado sempre por seus filhos Fobos, o medo e Deimor, o terror. No entanto quase sempre perdia as lutas. Na Mitologia Romana, é um deus guerreiro, pai de Rômulo e Remo.
Na Medicina Tradicional Chinesa, o símbolo do cavalo está associado ao elemento fogo e sua regência acontece entre as 11:00h e às 14:00h, tempo do dia ligado ao órgão coração. Por estar ligado ao elemento fogo, associa-se também ao animal mítico dragão que rege o período entre 19 e 21:00h.
                          
CARACTERÍSTICAS DOS NATIVOS NO SIGNO DO CAVALO

O Cavalo adora a vida, tem muito sex-appeal, é charmoso, esperto e bem humorado. São esforçados, tenazes e leais. As últimas notícias são sempre um bom movimento de abertura. O cavalo é sempre perspicaz em ouvir a opinião das  outras pessoas. Todavia, preconceitos longamente sedimentados são difíceis de desalojar. O amor pelo convívio social permanece como força mais importante na vida do cavalo e qualquer que seja a carreira que ele escolher, idealmente envolverá ligações próximas com outras.
Este sistema de previsão do futuro, também é uma descrição das tendências e traços da personalidade.
     O Ano do Cavalo-água concede aos seus regidos um sentido de humor delicioso que podem ser divertidos quando o querem ser. Em tudo o que faz o Cavalo coloca a sua marca de intelectualidade. As coisas supérfluas e desprovidas de conteúdo não os fascinam por não oferecerem nenhum desafio à sua inteligência privilegiada.
No Calendário hebreu o Ano de 1942  corresponde ao ano 5.702; no civil indiano a 1862; no chinês a 4.640; no persa a 1320 e no islâmico a 1361.
Personalidades nascidas em 1942. Pertencem a vários ramos de atividades, principalmente no setor intelectual e artístico.
Aretha Franklin, cantora norte-americana; Barbra Streisand, cantora e atriz norte-americana; Brian Jones, músico britânico; Calvin Klein, estilista norte-americano; Erica  Jong, escritora norte-americana; Jerry Garcia, músico norte-americano; Jimi Hendrix, músico norte-americano; John Irving, romancista norte-americano; Muamar Kadafi, líder político da Líbia, Muhammad Ali, boxeador norte-ame; Paul McCartney, músico britânico, Paulinho da viola, cantor e compositor brasileiro; Peter Handke, dramaturgo austríaco; Stephen Hawking, astrofísico britânico; Werner Herzog, cineasta alemão; Martin Scorsese, cineasta norte-americano, compositores e cantores brasileiros Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jorge Benjor, Tim Maia;  Milton Nascimento, Agepê; Clara Nunes, Nara Leão e Cely Campelo cantoras brasileiras; Susana Vieira, Aracy Balabanian e Ítala Nandi atrizes brasileiras; Maria Adelaide Amaral, o ator José Augusto Branco Henry Ford; Isabel Allende, escritora chilena; Michael Crichton, escritor americano; Paulo Henrique Amorim telejornalista; Eusébio, futebolístico.
Além de artistas e literatos, em 1942 nasceram futuros líderes de nação como: Laszió Solyom – presidente da Hungria; Armine Gemayel , do Líbano; Kin Jong-il, da Coreia do Norte; Fradique de Menezes da República de San José; Ali Abdullah Saleh, do Iêmen; Jacob Zuma, da África do Sul; José Eduardo Santos, de Angola; Vicente Fox, do México; Hu Jintao – República popular da China; Thabo Mheki, África do Sul; Rose Francine Rogombe, do Gabão; Theodore Obiang Nguemma Mbasogo, Guiné.-

               Personalidades que morreram em 1942

Bronislaw Malinowski, antropólogo polonês-britânico; Epitácio Pessoa, ex-presidente do Brasil; Gertrude Vanderbilt Whitney, escultora norte-americana; Grant Wood, pintor norte-americano; John D. Barrymore, ator norte-americano; Michel Fokine, coreógrafo russo-americano; Stephan Zweig, escritor austríaco-brasileiro; Robert Musil. Escritor austríaco, Olga Benário, militante comunista; Carole Lombard, atriz norte-americana. Madre Paulina; religiosa; Edith Stein, filósofa, ambas canonizadas.
                                                 

                                     Notícias do Mundo

Infelizmente nesse ano, por causa da Guerra não foi atribuído Prêmio Nobel para as categorias: Literatura, Física e Química, nem à Paz. Somente a Medicina  destinou o prêmio ao Fundo Principal e o restante ao Fundo Especial. Entretanto foram distinguidas com medalhas e premiações vários cientistas que se destacaram em sua área de conhecimento.
Apesar do grande número de filmes lançados, cerca de 70, não houve concessão de Oscars. O mais famoso de todos Casablanca com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, pela interpretação impecável, música inesquecível e roteiro bem feito, continua como uma das melhores produções cinematográficas. Orson Welles, também lançou Soberba com Betty Davis e a Estranha Passagem. Outros filmes com boa bilheteria foram: Bambi, Saludos amigos, Ser ou não ser, Obsessão, Mulher de verdade.
Nos esportes -  Boxe: luta pelo título mundial de pesos-pesados quando o campeão  Joe Louis entra para o serviço militar; Futebol O Uruguai vence o campeonato sul-americano, a Argentina no 2@ e o Brasil no 3@. Por causa da guerra o Palestra Itália de São Paulo passa a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras e o de Minas Gerais muda pra Cruzeiro Futebol Clube
       
                           Nos Estados Unidos da América

Começa o racionamento de alimentos; foram lançados os sucrilhos Kellogs. Também a Napalm e a Bazuca, lançador portátil de projéteis. O escritor William Faulkner lança seu livro Go down  Moses; Eudora Welty o seu livro O noivo ladrão.
Na Literatura Albert Camus lança O estrangeiro que lhe daria notoriedade aos 29 anos de idade. S. Lewes, professor de inglês medieval e renascentista da Universidade de Cambridge, Inglaterra, teólogo e escritor de ficção científica lança seu best-seller The Screwtape Letters.
O musicista de jazz Duke Ellington é a sensação dos Estados Unidos com a canção Dónt get around much anymore. Na música clássica Igor Stravinsky estreia Danses concertantes; Abertura concertante e Canção de Camargo Guarnieri.
O Uruguai vence o Campeonato Sul-Americano.
Na pintura e na escultura: Europe after the rain de Marx Ernest; Fuga de Lívio Abramo.
No cinema a atriz Betty Davis, com suas maravilhosas pernas (pernas de ouro)  se torna a garota favorita dos soldados americanos no front.
Três dias após dar carta branca a Orson Welles a RKO assume o controle do que seria a sua obra prima: The Magnificent Ambersons.
Em tecnologia, cientistas chefiados pelo italiano Enrico Fermi começam  a construir uma pilha atômica, feita com urânio entre blocos de grafite puro.
                                                                  
                                                     No Brasil

Com uma população  de 42, 9 milhões de habitantes, crescimento de 2,45; o PIB é de 28,1 bilhões de dólares e uma taxa de crescimento de 2,7% negativa.
Pela lei 4.791 de 05/10/42 foi instituído o cruzeiro em substituição ao mil réis Fundação de várias instituições bancárias  como o Banco Geral do Comércio, o Banorte, Atma e a Companhia Vale do Rio Doce.
Criação do SENAI. Inicio das transmissões radiofônicas da Voz da América. O Botafogo Footeball Club  se juntou ao Clube de Regatas do Botafogo para formar o Botafogo Futebol Clube.
Em São Paulo o Palestra Futebol Clube transforma-se na Sociedade Esportiva Palmeiras e o de Minas Gerais  em Cruzeiro Futebol Clube.
Criação pelo DIP do Conselho Nacional de Cinema para controle e censura dos filmes.
Em relação à Música, no Brasil Ataulfo Alves e Mário Lago lançam Saudades de Amélia.
Na Literatura Mário de Andrade lança a Nova Moldura; Cecília Meireles: Vaga Música; João Cabral de Melo; Mar desconhecido; Augusto Frederico Schimidt; Pedra do sono e Caio Prado Júnior: Formação do Brasil Contemporâneo.
No Rádio: A história do Rio com música de Almirante na Nacional.
Teatro: levando Antígona, Lady Godiva de Guilherme Figueiredo e Avanço de sinal de Armando  Gonzaga.
                                                                     
                              O Ano de1942 x II Guerra Mundial

Retardamos o mais que pudemos falar neste assunto, o que se tornou impossível, pois o ano de 1942 é o marco  que intermedeia o início e o fim da Guerra; também, por causa dos conflitos que se espalharam por vários países,  além da Europa, sede dos conflitos, a América, a África e a Ásia.
Esse ano foi carente em acontecimentos sociais, literários e artísticos, por questões óbvias. Não houve entrega de Prêmio Nobel nem concessão de Oscars.
Na Primavera de 1942,  a milhares de quilômetros distantes dos seus países as Marinhas dos Estados Unidos e do Japão travam duas batalhas que alterariam o curso dessa guerra: Mar de Coral e nas Ilhas Midway, trazendo uma vitória irrevogável aos Aliados no Pacífico.
Em março os britânicos bombardearam o antigo porto de Lubeck, arrasaram instituições, destruíram casas e lojas. Em represália os alemães bombardearam Exeter e Bath, matando quase 500 pessoas.
Em abril a RAF bombardeou Ristock matando 200 pessoas; em troca a Luthwaffe destruiu praticamente Norwich e York.
Em abril , na Península de Bataan , 74 mil filipinos e norte-americanos se renderam aos japoneses. A capitulação fez da ilha de Corregidor, na baia de Manila, a única possessão dos Aliados no Arquipélago Filipino. Nesse mês o presidente Franklin Delano Roosevelt, em represália ao bombardeio de Pear Harbor,  enviou 16 aviões sob o comando do tenente-coronel Doolittle para bombardear Tóquio. Apesar de estrategicamente insignificante, o ataque serviu para animar os deprimidos Aliados que o Japão não era impenetrável.
Em maio os britânicos bombardearam  Colônia, o maior ataque aéreo da guerra até então, depois Essen e Bremen. Os dois lados perderam aviões e pilotos,  mas nenhum foi seriamente enfraquecido pelos bombardeios
No mês de agosto, dois meses depois de perder a Batalha de Middway, o império japonês estende-se até quase a Austrália e o Hawai. Nesse mês começou uma contra-ofensiva dos Aliados no Pacífico. Dezesseis mil fuzileiros navais dos EUA desembarcaram em Guadacanal, nas ilhas Salomão e capturaram o campo de aviação japonesa. Por 6 meses a pequena ilha próximo da Austrália, do outro lado do Mar de Coral, sediou uma   um combate acirradíssimo. Os norte-americanos afundaram 3 destroires e um cruzador pesado, causando enorme perda e sem apoio adequado de vidas e equipamentos, deixando o inimigo sitiado

Esse ano foi marcado por uma grande fome na Grécia. Mahatma Gandhi se arrisca a pedir à Inglaterra a independência da Índia, em troca de apoio aos Aliados. Churchill não aceita e manda prender todos os membros do Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário